quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Arte, história e veleiros em garrafa



A postagem de hoje traz a proposta de que os artistas brasileiros da arte de colocar veleiros em garrafa, produzam também peças com embarcações brasileiras tradicionais. 

Desta forma, estaremos mostrando nossa história, destacando as embarcações e criando o perfil dos artistas brasileiros.



Venho pensando muito sobre a prática dos veleiros em garrafa. Essa inquietação vem da  reflexão aos comentários em postagens, mensagens por e-mail e via facebook. 

A partir da criação do blog, já tivemos contato com muitos leitores. Comprovando que: alguns iniciaram sua prática pela leitura e participação no blog; outros o blog os incentivou a voltar à prática e há leitores que apesar de não praticá-la, têm muito interesse em informações sobre o tema.

Sabemos que, tal arte não iniciou aqui no Brasil; em nossas pesquisas o primeiro veleiro em garrafa foi produzido em Veneza em  1784, veja mais detalhes na reposta ao último comentário feito na postagem Por quê barcos na garrafa?   

É natural que nosso conhecimento sobre a arte venha de outros países. Visto que, os livros que tratam do assunto são importados. Concluímos então,  que teremos influência de algum autor estrangeiro orientando nossa prática.

Não tenho dúvida disso, no entanto trago a reflexão que nosso compromisso frente a arte dos veleiros em garrafa é grande; visto que, comprovadamente somos muitos interessados ou praticantes dessa arte aqui no Brasil. Sendo assim, acho que ainda que influenciados pelo fazer estrangeiro produzindo barcos de outros países poderíamos também passar a reproduzir nas garrafas a imensa variedade de embarcações que temos em nosso litoral e rios. Essa é minha proposta e acho também que essa escolha caracterizará o perfil do miniaturista. 


veleironagarrafa.blogspot.com.br/2010/01/museu-nacional-do-mar.html
Miniaturas de embarcações brasileiras expostas do Museu Nacional do Mar


O que chamo atenção é que o fazer dos veleiros em garrafa sejam valorizados também pela produção de uma história e que esta seja a de nosso país. Cada miniatura além do "barquinho dentro da garrafa" pode estar mostrando ao mundo uma significativa embarcação típica do Brasil. 

Pensemos em valorizar nossa cultura reproduzindo em nossas peças; embarcações típicas dos estados de nosso país. Vejam o vídeo Em defesa das embarcações tradicionais brasileiraseste vídeo apresenta o risco da extinção de importantes embarcações brasileiras. 

O vídeo quando visto por David Luna de Carvalho, miniaturista e historiador português, o qual tenho muita admiração; se interessou e o  publicou também em seu blog O Mar das Garrafas.


Participe!!! Deixe seu comentário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitor
Seu comentário é bem vindo ao blog. Porém, há regras a seguir; leia a página Políticas/de Comentários.