domingo, 23 de novembro de 2014

Como faço o mar dentro da garrafa?


Olá pessoal, trazemos hoje novamente o assunto da construção do mar dentro de uma garrafa; visto que, esse detalhe faz parte da técnica que utilizamos para construção de nossos veleiros em garrafa.  


Tenho percebido o interesse de vários leitores em relação a esta técnica. 

Sendo assim vou apresentar o passo-a-passo necessário para a preparação da massa; bem como, a sua colocação na garrafa e as ferramentas utilizadas.

A massa utilizada é vendida em vidraçarias para a colocação de vidros. Originalmente tem a cor areia.

Para o tingimento, misturamos a tinta plástica ou PVA, ambas para artesanato na cor azul e vamos amassando com as mãos, podemos colocar um pouco de tinta branca. Continuamos amassando até perceber que está com uma cor azul homogênea e não gruda em nossas mãos. 

Depois da massa pronta, é hora de introduzi-la na garrafa. Já mostramos anteriormente em outro post; a colocação da massa de uma só vez; tornando a massa em forma de uma "minhoca".

Hoje estamos apresentando uma outra maneira de introduzi-la, colocando-a em pedaços redondos. Isso porque a garrafa utilizada é maior e introduzindo a massa aos poucos temos maior controle da quantidade e da colocação da mesma. 

Fazendo assim, diminui a possibilidade da massa tocar o vidro por dentro o que pode embaçá-la; dando mais trabalho para limpar.  

Na (foto 2), vemos os pedaços de massa e uma pequena colher de metal presa a um pedaço de bambú, mas pode ser qualquer outro material que permita introduzir a colher na garrafa. Colocado os pedaços de massa com a colher, vamos em seguida amassando e fazendo as ondulações para dar a ideia das ondas do mar.

Fazemos isso de forma que a massa seja totalmente espalhada no fundo da garrafa (foto 3).  

Espero que este post possa ajudar na construção do mar dentro da garrafa. No entanto, gostaria de receber comentários sobre o post, desta forma ajudamos a esclarecer dúvidas de outros leitores ou aprender outras formas de se fazer o mesmo trabalho.

Obrigado por lerem o que tenho escrito e até a próxima postagem!!!  


   
foto 2

foto 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitor
Seu comentário é bem vindo ao blog. Porém, há regras a seguir; leia a página Políticas/de Comentários.