sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Como entalhar o casco da miniatura


Na postagem de hoje vou mostrar como entalhar o casco de uma miniatura de veleiro em garrafa. Esse é o mesmo casco do post O contorno do casco em miniatura. 

Olhando para a primeira foto, vemos o casco já com um contorno marcado na madeira. Esse contorno, foi feito inicialmente com lapiseira. Depois utilizei um formão em forma de faca para fazer um sulco na madeira. Em seguida, o formão de corte reto para "cavar" o casco iniciando o rebaixamento do convés.
A madeira utilizada para a confecção desse casco foi o pinho. Conforme havia dito em um post anterior, há cortes de pinho que permitem fazer o casco com certa tranquilidade. No entanto, ao trabalhar na madeira para realizar o entalhe, achei dura e seca; de certa forma  dificultou o trabalho.    

entalhe-do-casco-com-formão-VG
Na segunda foto, vemos partes da madeira sendo entalhada. Ao lado do casco está o formão que utilizei neste passo do trabalho. Apesar da observação que fiz acima a respeito da densidade da madeira, ainda assim; consegui entalhar satisfatoriamente. Neste momento do trabalho a utilização da ferramenta adequadamente é fundamental. 



Quatro dicas para entalhar o casco


Dica 1: O formão é uma ferramenta de corte, você deve ter cuidado ao manuseá-lo e atenção quando já estiver fazendo o trabalho.

Dica 2: Para que o formão apresente bons resultados deve estar bem amolado. Você pode usar  uma pedra esmeril; esfregue cada lado por vez  na pedra e observe como vai ficando a lâmina. Ao tocar a madeira, observe se o formão corta-a com facilidade.

Dica 3: O formão é uma ferramenta com lados diferentes: um cava a madeira aprofundando e o outro corta. Aqui devemos ter cuidado para não fazer um "buraco" tão profundo a ponto de inutilizar nossa peça. O outro lado é como uma "pá", ele cava, mas com mais segurança. O corte não é tão profundo quanto o primeiro lado.

Dica 4: É importante entalhar a madeira aos poucos, percorrendo de um lado a outro em busca do que planejamos, além de observar a inclinação desejada. Vá entalhando o casco e retirando as aparas (excesso) de madeira, que é cortada ao chegar no contorno do convés.  


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