quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Museu Nacional do Mar

Apresento aqui miniaturas de veleiros de um importante museu localizado no Brasil. Para além das miniaturas de barcos em garrafas, esses modelos; trazem sua intensa beleza e valorizam a variedade de embarcações do país.  
O Museu do Mar está localizado na cidade de São Francisco do Sul  - "São Chico" como é cuidadosamente chamada. A cidade é pitoresca fica ao Norte de Santa Catarina em que parte de suas contruções são tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Em seu interior, nas várias salas podemos apreciar inúmeros tipos de embarcações construídas para atender a cada região do país. Encontramos modelos de saveiros, bianas, jangadas, cúters, traineiras,  baleeiras e canoas. A variedade desses modelos representa o extenso patrimônio naval brasileiro. O modelismo naval, o artesanato e os instrumentos de pesca e navegação conferem ao local o mais importante museu de embarcações da América Latina e em termos de variedade o maior do mundo.
Em 2007,  foi criado o Núcleo do Museu Nacional do Mar que oferece alguns projetos para a comunidade, dentre eles; está o curso de modelismo naval que prepara os participantes para atuar como artesãos.


Fonte de consulta e foto: Revista Mar&Mar nº 29 - 2003


                                            www.museunacionaldomar.com.br 
 

2 comentários:

  1. Museu espantoso, possível de constatar atravé de um não menos espantoso site. Obrigado por dá-lo a conhecer. Fiquei muito tempo na sala das jangadas!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, é realmente uma maravilha e nos permite visitar o local on-line! Ficou na sala jangadas, né?! - percebe que é consideraro o barco mais estável do Brasil, não afunda.
    Obrigado pelas considerações!!!

    Abraços

    ResponderExcluir

Leitor
Seu comentário é bem vindo ao blog. Porém, há regras a seguir; leia a página Políticas/de Comentários.